Se depender da Microsoft, o futuro é multiplataforma (e lucrativo). Enquanto os fanboys brigam em fórum e arrancam os cabelos, Indiana Jones e Forza Horizon 5 lideram as pré-vendas no PS5. E agora, Sony?
Alô, cambada gamer! Se você ainda vive no mundo em que Xbox e PlayStation são rivais mortais e que “jogo bom é jogo exclusivo”, talvez esteja na hora de pegar seu save e atualizar o sistema… porque a realidade mudou, e o novo jogo da Microsoft é mais ousado que combo de Street Fighter 6 no campeonato mundial.
Enquanto a Sony ainda ajeita os cabos do PS5 e sofre com uma seca de lançamentos first-party, a Microsoft simplesmente… invadiu. Sim, meus queridos: Indiana Jones and the Great Circle e Forza Horizon 5, dois dos jogos mais representativos do universo Xbox, estão agora entre os títulos mais pré-vendidos da PlayStation Store.
E não estamos falando só dos Estados Unidos, não. A invasão é global: Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido… A lista é maior do que fila de pré-venda do Switch 2. E detalhe: as versões mais vendidas são as de 99 doletas, porque gamer que é gamer paga caro por acesso antecipado e uma skin dourada, né?
A Estratégia Xbox em Todo Lugar (e no Console da Concorrência)
A Microsoft já vinha ensaiando esse movimento com títulos como Sea of Thieves, que mesmo sendo um jogo de pirata em águas agitadas, atracou tranquilo na PlayStation Store em 2024. Resultado? 1 milhão de cópias vendidas só no PS5, segundo dados do Eurogamer. Tá bom pra você?
Agora, com a chegada de Forza e Indiana Jones, o time verde mostra que não tá nem aí pra briga de console war. Eles querem mesmo é botar os jogos na mão de todo mundo – seja no PS5, no PC, no Switch 2 ou, quem sabe, num micro-ondas conectado via Wi-Fi.
Enquanto Isso, No Mundo dos Fanboys…
E o que os fanboys da Sony estão fazendo? Ah, meu amigo… Eles estão surtando. Alguns tentam fingir que não ligam. Outros dizem que “não é o mesmo jogar no PS5, porque a alma do Xbox tá ausente”. E tem aqueles que estão simplesmente… comprando os jogos e jogando felizes, porque no fim das contas, o que importa é jogar – mesmo que seja o “jogo do inimigo”.
A verdade é que o PS5 já passou dos 61 milhões de unidades vendidas, enquanto o Xbox Series X|S amarga 28 milhões. E a Microsoft, espertinha, pensou: “Por que não vender onde tem mais gente?” A conta fecha. E o cofre também.
E o Futuro? Pode Esperar Mais
Se essa moda pega – e tudo indica que vai pegar – podemos esperar mais títulos da Microsoft pousando suavemente na plataforma da Sony. E sabe do melhor? Parece que eles já estão preparando terreno no Switch 2 também, com títulos próprios e de terceiros mirando 2025.
Então, se você achava que crossplay era o limite… bem-vindo à nova era do crossplatform com gosto de quero mais.
E aí, cambada? Já encomendou seu Indiana Jones pro PS5 ou ainda tá fingindo que não ligou? Acha que isso é o fim dos tempos ou só o começo de um mundo gamer mais inteligente (e com menos exclusividade forçada)?
Comenta aí e bora conversar como se estivéssemos naquele chat de lan house em 2008 — mas agora com Ray Tracing e 60 FPS, por favor.
🎮 Coroa Nerdy – Onde até os fanboys aprendem a conviver em paz (ou quase isso).